ANDALUZIA por Alice Freire

retrato alice azulejos 

 O legado da cultura Islâmica presente no sul da Espanha é de um deslumbramento sem igual! 

É impressionante a riqueza de detalhes: para onde quer que olhe o visitante se depara com universos repletos de elementos e significados.

Composições diversas se formam dentro de todos os ângulos e enquadramentos possíveis: do micro ao macro, formando um paraíso caleidoscópico de mil formas, cores, texturas, matérias, padronagens, símbolos, histórias.

vista alhambra e alcazar             

Dentro da mesquita de Córdoba, da Catedral de Santa Maria da Sede e  os complexos palacianos reais Alcázares de Sevilha e Alhambra de Granada a sensação é de que você realmente está presente em um lugar sagrado, divino, porque é bonito demais, perfeito demais, totalmente fora do comum, dos nossos padrões culturais, do que imaginamos ser possível construir, realizar, imaginar.  

O teto desses palácios abre-se em abóbadas talhadas de estrelas dentro de estrelas, círculos dentro de círculos para o infinito.

 

ABOBADA 2 AB'OBADAS

Corredores de Arcos  te levam para mais arcos, labirintos de composições maravilhosas.

arcos 2  catedral de c'ordoba

PORTAS 

Paredes inteiras talhadas,  lindos azulejos misturando patterns, escritos árabes, rezas, símbolos diversos ativando todo o espaço de encanto, misticismo, intenção: Nada é  por acaso.

 AZULEJOS

 AZULEJOS 2

Fontes e caminhos d’água percorrem o espaço e  refletem com muita delicadeza a maestria da arquitetura. A água é um elemento muito presente nas construções islâmicas, significa vida, pureza, fertilidade.

tunel interno

               espelhos dagua

Em românticos pátios internos e nos arredores dos palácios e catedrais vigoram jardins deslumbrantes e a vida comum se integra a história que o convida a experimentar o encontro da natureza com a construção humana que realmente  pode ser infinitamente mais criativa e superior do que imaginamos.

jardim alhambra

   labiririnto    

    jardim alcazar

  jardim alcazar2

 

jardim alcazar

A mistura de períodos diversos da história somam a estrutura islâmica aspectos romanos e cristãos.

A presença das laranjeiras suaviza o ambiente, alegrando e perfumando.

laranjeiras 

O passeio em torno dos palácios e das catedrais, nos centros históricos de Sevilha, Córdoba e Granada reafirmam a maravilha interna de seus templos.

caminho em sevilha

caminho para alhambra  

280

 Com toda certeza é um lugar que  inspira e eleva!

Para quem trabalha nas artes viajar é fundamental. Ajuda muito quando podemos acessar em nossas próprias experiências diversos modelos culturais.

Por isso o Studium Fernanda Cunha Bueno se compromete a publicar com alguma freqüência matérias sobre viagens para complementar as dicas corriqueiras do dia a dia de trabalho do nosso escritório na cidade de São Paulo.

Obrigada e até a próxima!

Alice Freire

 

Tags: ,


Fatal error: Allowed memory size of 67108864 bytes exhausted (tried to allocate 71 bytes) in /home/storage/b/4a/b9/fernandabueno/public_html/blog/wp-includes/comment.php on line 2073